terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pra que serve a física?


                      Para que serve a física?


Olhe para sua volta, tente imaginar o mundo sem a descoberta dos efeitos magnéticos produzidos pela corrente elétrica, ou sem a indução eletromagnética descoberta por Michael Faraday. Imagine um mundo sem qualquer equipamento elétrico ou eletrônico

Continuo com a pergunta “Para quê serve o raio X?” e começo uma longa explanação detalhando onde a física está presente no dia a dia. Você sabia que a descoberta dos raios X deu o primeiro prêmio Nobel da física a Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), físico alemão? Imagina como seria um médico hoje sem este importante meio de diagnóstico? Imagine um médico sem os exames de ultrassonografia, ressonância magnética, doppler computadorizado, etc. As aplicações da física na medicina são tão importantes que já existem cursos de Física Médica em nível de graduação e pós-graduação. Você sabia que até a descoberta do DNA está relacionado com o avanço dos estudos em física quântica?
Imagine um engenheiro que deseja colocar um prédio de 30 andares de pé, ou contruir uma ponte, etc, como fazer isso sem conhecer cálculo estrutural? Imagine o mundo da computação sem o estudos dos semi-condutores, invenção dos transistores que permitiram tornar os computadores mais compactos? Imagine o mundo sem os aparelhos touch screen, aplicações importantes do estudo da nanotecnologia?
De uma maneira formal podemos dizer que  física é ciência que estuda as interações que ocorrem na natureza entre a matéria e a energia. Sendo capaz de lidar com a matéria desde o mundo sub atômico até as estrelas e galáxias. Sendo assim a física está presente praticamente tudo o que nos cerca. Vamos fazer uma lista das áreas da física.
  • Mecânica estuda tudo que está em movimento ou que está em equilíbrio. Desde o movimento de uma bola de futebol, até o movimento da lua e dos planetas. Movimento de corpos sólidos ou de fluidos. Desde o lançamento de uma pedra para cima ou de um foguete para ser colocado em órbita.
  • Termologia estuda os fenômenos térmicos, medida da temperatura, do calor e das transformações de calor em trabalho mecânico. Os físicos conseguem descrever os fenômenos térmicos em termos de movimentos e trocas de energia das inúmeras partículas que constituem os corpos, chamando de Mecânica Estatística.
  • Ondulatória estuda os fenômenos periódicos que se propagam transferindo energia de um lugar ao outro. Estas ondas podem ser mecânicas como as ondas sonoras emitidas por uma corda de violão, ou ondas eletromagnéticas como as que utilizamos para detectar a emissora de rádio e TV.
  • Eletromagnetismo estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso e em movimento. As cargas elétricas em repouso produzem um campo elétrico, as cargas elétricas em movimento produzem campo elétrico e magnético. As aplicações vão desde as impressoras a laser, passando pelos circuitos elétricos de sua residência até a geração de energia elétrica e funcionamento dos motores elétricos.
  • Física Quântica estuda o comportamento das partículas no interior do átomo, sendo capaz de explicar como se dá os processos de emissão e absorção de luz. Como acontece a condução de energia térmica nos materiais. Possibilitou a descoberta de diversos fenômenos em escalas muito pequenas, dando origem a nanotecnologia. Praticamente todos os aparelhos modernos  possuem algum dispositivo que funciona graças as descobertas dos fenômenos quânticos.
Ainda existem muitas outras áreas que não são estudadas no ensino básico como
  • Biofísica
  • Física Médica
  • Física Matemática
  • Físico Química
  • Astrofísica
  • Geofísica
  • Meteorologia física
Por: Maria Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário